Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Justiça suspende resolução para emplacamento de cinquentinhas e Detran reclama: ‘tem que emplacar’ cinquentinhas

cinquentinhas
A resolução polêmica que previa o emplacamento dos veículos ciclomotores, na Paraíba, editada pelo Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba (Cetran) foi suspensa pela justiça e o presidente do Cetran, Cláudio Lima, afirmou que não vai recorrer da decisão.

De acordo com o Juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública entendeu que o Cetran não tem competência para legislar sobre licenciamento e registro de ciclomotores e que conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é de responsabilidade dos municípios criar a lei.

Porém, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), afirmou que as motocicletas de 50 cilindradas continuarão sendo apreendidas quando em situação irregular.

De acordo com Lima, o Conselho tentou agilizar a regularização dos ciclomotores com a criação da resolução, mas ela foi derrubada na justiça. 

Ele ainda acrescentou que ordem judicial, é para ser cumprida “e acabou”. Ele lembrou ainda que tentou um acordo para viabilizar o município a ‘ver’ esta questão.

Para Lima, como a competência e do município, o conselho vai aguardar, se os municípios não agirem, vai continuar do jeito que estava.

De acordo com o diretor de Operações do Detran, Orlando Soares, o CTB prevê que Estado e municípios poderão celebrar convênio delegando atividades. A justiça em primeira instância negou essa liminar, mas o diretor questiona o motivo de os municípios não terem se destinado a fazer a regulamentação, lembrando que o código de Trânsito é de 1997. Ele destacou ainda que o Detran não está querendo tirar nada de ninguém.

De acordo com o diretor, o Detran está seguindo o que o Código permite. “Se você não o faz, convenie”. Ainda de acordo com o diretor de Operações, em momento nenhum se falou que esses veículos não seriam emplacados. “Eles são sim pelos municípios. Agora por marketing de venda disseram que não é para emplacar, que não precisa de habilitação e em momento nenhum se diz isso no Código. 

Eles são para emplacar. Só que isso é de competência do município e não o fizeram”, disse. Ele destaca a questão da velocidade máxima que é de 50 km, por isso, não podem circular nas rodovias federais e se for necessário, será pelo acostamento. Hoje, o Sistema Nacional é controlado pelo Denatran e seus Detrans.

Para se ter uma placa é preciso passar por um desses órgãos, pois essa placa tem validade em qualquer ponto do País. No entanto, há um questionamento em relação a isso, pois se o município decidir fazer por conta própria pode chocar com placas de outras unidades da federação. “O Detran seguindo a resolução do Cetran, abriu a porta para que esse pessoal saia da sua informalidade e se regularize, porque o cidadão de bem está sendo confundido com um marginal. Hoje quando tem um assalto, que usa a cinquentinha, então todo mundo que passa num ciclomotor é suspeito. Não tem uma placa que identifique”.

Paraiba.com

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Detran divulga calendário de leilão de veículos em João Pessoa

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realiza o primeiro leilão presencial de veículos do ano de 2015, nos dias 12, 19 e 26 de junho, a partir das 9h, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Há 1.300 veículos aprendidos nos pátios do órgão para serem leiloados.

Os proprietários ainda podem resgatar os bens, desde que sejam pagos todos os débitos e evitada a inscrição na dívida ativa estadual.

No domingo (10), o Diário Oficial do Estado trouxe a lista completa com os nomes dos proprietários e as informações dos carros e motos notificados que podem ser acessadas através do link http://static.paraiba.pb.gov.br/2015/05/Diario-Oficial-10-05-2015.pdf.

De acordo com o presidente da Comissão de Leilão do Detran, Eugênio Pacelli, os proprietários e agentes financeiros que tiveram os veículos notificados e quiserem reavê-los devem procurar a sede do órgão, em Mangabeira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h, para efetuarem o procedimento de regularização dentro do prazo legal.

Os proprietários terão prazo de 30 dias para impugnação do pagamento dos débitos pendentes. O não comparecimento implicará na venda em hasta pública, de acordo com o Código Nacional de Trânsito (CNT). Durante o leilão, tendo veículo arrecadado valor suficiente para cobertura das pendências existentes.

Entre os veículos selecionados para o leilão estão recuperáveis e sucateados, apreendidos por infringir o CNT e não retirados por seus proprietários nos prazos e na forma da legislação vigente.

Cadastro - Para participar do leilão, o interessado deverá realizar um cadastro, através do site do Leiloeiro (www.leiloespb.com.br) ou pessoalmente nos dias do leilão, sendo que uma hora antes da realização do evento.

Para efetivar o cadastro, o interessado deverá estar munido de cópias e originais dos documentos pessoais e comprovante de residência, se pessoa física e, se pessoa jurídica, CNPJ e documentos pessoais do representante da empresa. Mais informações no telefone (83) 3045-9205.

Ainda este mês, será publicado o edital do leilão, com todas as informações acerca do evento, como também, anexo com todos as características e lances iniciais dos lotes.


quarta-feira, 6 de maio de 2015

Prefeitura de Pitimbu prepara concurso para diversos cargos

 
A Prefeitura de Pitimbu, no Litoral Sul da Paraíba, vai realizar Concurso Público, ainda neste semestre, para preenchimento de vagas em diversos setores da gestão municipal, como saúde, educação e infraestrutura, conforme revela o secretário de Administração, Alan Richard, mais conhecido como ‘Doutor Alan’.
Segundo o Doutor Alan, o prefeito Leonardo Barbalho (PSD) determinou, expressamente, que o edital de convocação do certame seja rapidamente elaborado pela comissão responsável, que está sendo constituída de servidores municipais e membros do sindicato representativo da categoria.
Para o prefeito, os serviços considerados como essenciais ao bem-estar da população não podem ser operacionalizados, a contento, com solução de continuidade, o que poderá ocorrer, inapelavelmente, caso não se possa suprir desfalques, porventura, existentes. “Nosso grande foco, na Gestão, é o bem-estar da população”, reforça ele.
Todas as informações sobre datas de inscrições do concurso ainda serão divulgadas pela prefeitura


sexta-feira, 1 de maio de 2015

Acidente deixa um morto e quatro mulheres feridas em Jacarapé, no Litoral Sul

Acidente aconteceu próximo a Centro de Convenções

Uma batida entre uma moto e um veículo Pollo deixou o motoqueiro morto e quatro mulheres que vinham no carro feridas no início da tarde desta sexta-feira (1º) nas proximidades do Centro de Convenções, na praia de Jacarapé, Litoral Sul de João Pessoa.

De acordo com informações colhidas no local, com o impacto da colisão, o carro capotou diversas vezes. As quatro ocupantes do veículo foram levadas em ambulâncias do Samu para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

O motoqueiro, ainda não identificado, morreu no local do acidente.

As primeiras informações fornecidas pela unidade médica são de que as quatro receberam atendimento e passam por exames.

Elas foram identificadas como Maria Sonia Bonfim de Siqueira, 53 anos; Maria José de Siqueira Silva Firmino, 68 anos; Maria Isabel Correia silva de messias, 55 anos e Rejane Correia da Silva, de 51 anos.

Ainda não se sabe o que teria provocado o acidente que ocorreu a cerca de 200 metros do Centro de Convenções da Paraíba.

Portal do Litoral PB

Prefeitura de Pitimbu promove festa do trabalhador do dia 1º de Maio


10678689_673753862770567_6740125766624720047_n

A Prefeitura Municipal de Pitimbu realiza nesta sexta-feira (1º), uma festa para comemorar o dia do trabalhador no dia 1ª de maio. 

Vários torneios de futebol serão realizados nos assentamentos, distrito e sede do município.

No período da noite a programação continua com shows na orla de Acaú, com as bandas Torpedo, Seu Jonh e Explosão do Brega.

E para que os servidores efetivos e comissionados pitimbuenses aproveitem o feriado com tranquilidade, o prefeito Leonardo Barbalho, já pagou o salário de todo funcionalismo municipal.

“Convido toda a população para comemorar o dia do trabalhador com a gente. 

Vai ser uma festa feita com muito carinho para cada trabalhador pitimbuense”, disse o prefeito.