Estudo concluído no final de outubro de 2020, pela Seção de Estudos e Estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba, o município de Pitimbu tem 907, condutores com Carteira Nacional de Habilitação – CNH emitida de DETRAN-PB, segundo o banco de dados do RENACH, sendo 822 do sexo masculino e 85 do sexo feminino. Quer dizer que o número de mulheres habilitadas em Pitimbu corresponde a menos 11% em relação aos homens habilitados.
E quando o assunto é a frota municipal de veículos auto motores registrados no Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba, os dados do RENAVAM apresentam os seguintes números:
I – 1.299 veículos (carros, camionete, camioneta, caminhão, ônibus, micro-ônibus, reboque e semi-reboque), e
II – 1.515 motos (motocicleta, motoneta e ciclomotor).
O número de motos supera o número de veículos em quase 17%. Os números do estudo estatístico mostram que dos 2.814 veículos registrados com placa de Pitimbu; 1.107 veículos estão registrados em nome de proprietários não habilitados.
Em Pitimbu é comum motoristas conduzir veículo sem usar cinto de segurança, estacionamento conforme a sua conveniência, motociclistas conduzindo motocicleta e motoneta sem usar capacete. É comum a ocupação irregular do solo, dos passeios com construção de rampas em desacordo com as NR's e das vias com a colocação de cavaletes e até mesmo bancos de feira, prejudicando dessa forma a acessibilidade das pessoas, principalmente as com deficiências e mobilidade reduzida.
Segundo o relatório do Sistema RADAR de Gestão de Infrações e Penalidades de Trânsito no período de 9 de junho a 4 de agosto de 2019, foram aplicadas 135 (centro e trinta e cinco) autuações de imposição de penalidades e em sua maioria a de Código: 7030-1, cuja Descrição é: Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem capacete de segurança.
O Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, conjuntamente com a Guarda Municipal, vem trabalhando na melhoria do trânsito de Pitimbu. Entre as ações, vem a revitalização da sinalização horizontal, realizada de forma mecanizada nas principais vias asfaltadas da cidade. Foram pintadas as lombadas físicas e faixas de pedestres; foram implantados os primeiros abrigos rodoviários nos principais pontos do corredor viário e serão substituídas as placas que apresentam desgastes e recolocadas as que estão em falta, em alguns pontos, devido a ação de vândalos.
E no principal cruzamento da cidade foi implantado a primeira rotatória, construída a partir da fixação de tachões bidimensionais. A implantação da rotatória se deu devido à velocidade imprimida pelos motoristas neste cruzamento, passando muitas vezes dos 60 quilômetros por hora, e em alguns casos conduzindo seus veículos pela contra mão de direção da via.
O grande objetivo da “ROTATÓRIA” é garantir a segurança viária, reduzindo a velocidade média nesse trecho de cruzamento. Com a rotatória, os veículos maiores como ônibus e caminhões, não terão dificuldades de tráfego, já que poderão passar sobre os tachões, bastando para isso, apenas reduzirem a velocidade.
“Todas essas obras são importantes para a população, pois interferem positivamente no dia a dia, no cotidiano das pessoas. São obras que facilitam a mobilidade urbana e aumentam a segurança viária”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário