Durante a solenidade, o governador Ricardo Coutinho ao lado do vice-governador Rômulo Gouveia entregaram as carteiras de habilitação referentes à primeira fase do programa de forma simbólica para Edjane Targino, Micheline Misael, Erasmo Gonçalves, José Valdimário e Augusto César Sampaio.
O decreto do Governo regulamentando o procedimento de concessão do Programa de Habilitação Social foi publicado no Diário Oficial do dia 21 de novembro e revoga o decreto número 32.947, responsável pela criação do Programa em 15 de maio de 2012.
Ricardo Coutinho ressaltou em seu discurso que o Programa de Habilitação Social está disponibilizando, por meio de edital público, mais 3 mil carteiras de habilitação para pessoas de baixa renda e preservando o caráter republicano no atendimento à população. “Estamos ampliando o programa para 3 mil carteiras e a ampliação de 32 para 63 Centros de Formação de Condutores em funcionamento são obrigados a reservar parte das vagas para o programa”, destacou.
O porteiro José Valdemário da Silva, de Campina Grande, foi uma das pessoas que receberam sua habilitação social para motos. O campinense disse que com a habilitação poderá ir para o trabalho de moto e deixar os ônibus para trás. “Não teria condições de pagar 1 mil em uma carteira de habilitação e, graças ao programa, posso adquirir a minha primeira habilitação, depois de muitos anos”, completou.
Para o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rodrigo Carvalho, o acesso à carteira nacional de habilitação é uma forma de garantir a cidadania, a inclusão social e até vaga no mercado de trabalho. Estes atributos fazem o Programa de Habilitação Social ser considerado um dos maiores programas de inclusão social já lançados pelo Governo da Paraíba.
Rodrigo revelou que outros Detrans enviaram representantes à Paraíba para conhecer os critérios de distribuição das vagas, sempre atrelados ao lado social dos candidatos e sem riscos de apadrinhamento. E que toda esta fase de análise da documentação, após as inscrições online, será coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, parceira do Detran na execução do programa.
Por meio do programa, o candidato é dispensado do pagamento das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; das taxas na adição de categoria; das taxas na mudança de categoria; do pagamento da Licença para Aprendizado de Direção Veicular (LADV); das taxas no pagamento para Permissão para dirigir A ou B e do pagamento de taxas para realização dos cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular.
De acordo com o regulamento do Programa, 80% das vagas serão para candidatos à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação e 20% para os candidatos à mudança categoria. “As vagas destinadas aos candidatos que se inscreverem para a primeira habilitação serão subdivididas em 70% para a categoria A (motocicletas) e 30% para a categoria B (carros). “Essa mudança foi detectada devido a maior demanda de carteiras para motos que hoje é o transporte mais popular”, detalhou Rodrigo.
Inscrições e seleção
A seleção dos beneficiários do Programa acontecerá através do site www.habilitacaosocial.pb.gov.br, onde está disponível também o edital. Nesse mesmo endereço, os interessados deverão realizar suas inscrições até os próximos 30 dias, preenchendo as informações necessárias para cada tipo de benefício. E a divulgação dos resultados será publicada no Diário Oficial do Estado e na página oficial do Programa, sendo divididos por região geoadminsitrativa, de modo que o programa contemple candidatos em todos os municípios paraibanos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário