Total de visualizações de página

sábado, 19 de outubro de 2019

Prefeitura de Pitimbu realizou a 4ª Audiência Pública para discutir a Política Municipal de Trânsito na Área Rural


Da abertura

Nesta quinta feira, dia 17 de outubro, aconteceu no Assentamento da APASA na Zona Rural de Pitimbu a 4ª. Audiência Pública sobre a Política Municipal de Trânsito, teve como mediador o Professor Ilo Jorge, que chamou os palestrantes convidados para comporem a Mesa dos Debates. E para iniciar o evento, convidou como primeiro palestrante a Agente de Trânsito Maria Isa, que no uso de sua fala, fez uma breve exposição, sobre a Política Municipal de Trânsito, principalmente dos trabalhos desenvolvidos pelo Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN na educação para o trânsito e dos avanços do referido Órgão sob a Direção do Sr. Flávio Vilian.
Em seguida usou da palavra o representante do Batalhão de Polícia de Trânsito da Paraíba – BPTran, Major PM Germano, representando o Tenente Coronel Jucier, Comandante do BPTran. Falou da importância da Audiência como forma de conscientizar a população para um trânsito seguro. E que o Batalhão de Polícia de Trânsito da Paraíba – BPTran estava a inteira disposição para firmar parceria com a Prefeitura Municipal de Pitimbu, principalmente no período de alta estação.
Representando a Guarda Municipal de Pitimbu, o GCM Rafael que afirmou, A Guarda Municipal de Pitimbu vem contribuindo na educação para o trânsito, e sempre que pode orienta os motociclistas para o uso do capacete, bem como os equipamentos obrigatórios de segurança”.

O senhor Folha representante da Prefeitura de Pitimbu na área Rural, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo DEMUTRAN nos últimos anos, na implementação da educação para o trânsito. Pediu um pouco mais de flexibilidade ao DEMUTRAN com o homem do campo, até porque, segundo Folha, os mesmos não tiveram oportunidade de estudar para poder se habilitar e tirar a sua CNH. E que muitos usam a motocicleta para trabalhar. E que o homem do campo havia trocado o “cavalo” pela motocicleta devido as inovações. Agradeceu o convite e parabenizou a gestão do prefeito Leonardo Barbalho pelas realizações no trânsito e na cidade
 
O Agente de Trânsito Lucas Venâncio falou de suas experiências com a cidade de Pitimbu em seus quase dez anos como servidor público, atuando no trânsito. E que o principal objetivo do Agente de Trânsito era educar para um trânsito seguro e “salva vida”. Para em ato contínuo afirma que o DEMUTRAN vinha se esforçando na orientação dos motociclistas para o uso do capacete, bem como dos equipamentos obrigatórios.
 
Flávio Vilian, atual Diretor Geral do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, falou da importância do Órgão para a organização e disciplinamento do trânsito do município, através das ações desenvolvidas pelos seus Agentes de Trânsito, principalmente nas ações de fiscalização, operação e educação. Agradeceu aos presentes as parcerias. 
 
Concluindo a primeira rodada dos debates, Dr. João Furtado, representando o Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba – CETRAN, falou um pouco sobre os convênios de cooperação técnica que poderiam ter se realizados com o DETRAN e DER, mas infelizmente o município de Pitimbu estava inadimplente com o Cauc e Cadim, por irresponsabilidade de gestões passadas. E que este tema foi colocado na última reunião do CENTRAN-PB. Informou também aos presentes, que o município está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito desde dezembro de 2013, e que ele inclusive, esteve Câmara Municipal de Pitimbu, onde proferiu palestra e em outras duas vezes nas inspeções técnicas que aprovaram a municipalização do trânsito de Pitimbu. Aproveitou a oportunidade para se colocar a inteira disposição do município junto ao CETRAN - PB.
O legislativo municipal pela primeira vez, não se fez presente a Audiência. É importante informar que na terceira Audiência participou apenas o Vereador Val, que falou da importância das audiências públicas e que queria reafirmar que ele e os demais vereadores da atual legislatura não aprovaram a Lei de criação do DEMUTRAN, como muitos teem afirmado, mas admitiu a sua importância para um trânsito seguro. Para em seguida falar dos casos de acidentes com amigos e parentes, que poderiam ter sido evitados. E que conhece muito bem o trabalho do DEMUTRAN e que nesses últimos anos, o referido Órgão tem feito um bom trabalho de educação para o trânsito.
Da participação 
 
 

No segundo bloco da Audiência fizeram uso da palavra as lideranças comunitárias locais e Delegados do Orçamento Democrático; os Secretário municipais de Agricultura, Sr. Pedro Calixto e o Senhor Tico, Secretário de Infraestrutura, que chegou acompanhado das assessoras: Senhoras Rênia e Magaly. O evento lotou as dependências da Escola Municipal da APASA, através da participação proativa dos presentes, bem como do Diretor Geral do DEMUTRAN, Comandante da Guarda Municipal, dos Guardas Municipais, dos Agentes de Trânsito e dos servidores municipais.


As perguntas dos presentes foram dirigidas principalmente para os representantes do Batalhão de Polícia de Trânsito da Paraíba – BPTran, Major PM Germano; Dr. João Furtado do CETRAN – PB e Lucas Venâncio Agente de Trânsito do DEMUTRAN. Quanto as perguntas do público presente, o tema preferencial foi o preço da Careira Nacional de Habilitação – CNH praticado pelas Autos Escolas, principalmente em Goiana, que em alguns Centros de Formação de Condutores chegam a custar dois mil reais.
O representante do CETRAN – PB, se comprometeu em levar o referido assunto ao Pleno do Conselho Estadual de Trânsito, para em parcerias com os Centros de Formação de Condutores encontrar uma solução para ajudar a população carente de Pitimbu com um certo desconto. Já o representante da prefeitura na Zona Rural, Sr. Folha se comprometeu em levar a referida demanda para o Conselho Gestor do Orçamento Democrático no que concerne a CNH – SOCIAL ser ampliada aos proprietários de veículos automotores.
E finalmente o Professor Ilo Jorge afirmou que “trânsito é um assunto que além de estar em evidencia é de preocupação mundial, pois tem participação efetiva nas mudanças do meio ambiente através da emissão de gás poluentes, é responsável por dizimar e lesionar milhares de pessoas todos os anos e de causar com os congestionamentos a dificuldade de locomoção das pessoas, aumentando sobre maneira o estresse no dia a dia. Falou que um dos grandes problemas da saúde pública no Brasil atualmente são os acidentes com motocicletas, que somente no ano passado eles corresponderam a 83,4 mil internações no Sistema Único de Saúde – SUS. Para em seguida, convidar os presentes a 5ª. Audiência Pública, que realizar-se-á no dia 24 de outubro no Distrito de Camucim, fechando assim o ciclo das Audiências Públicas com chave de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário