A Semana Nacional de Trânsito
(SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro
(CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Ações
em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de
Trânsito com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos, sejam eles
motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.
O tema definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)
para a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 é "Perceba o risco,
proteja a vida", o qual busca chamar a atenção sobre os perigos no
trânsito, bem como outros riscos à saúde do cidadão.
Em razão das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus, a SNT 2020 realizada pelo DENATRAN ocorrerá em formato digital e será denominada "O DENATRAN na sua vida" e traz também o tema das Campanhas Educativas para este ano.
Ao final deste ano, teremos encerrado a Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela ONU (2011-2020), na qual os governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano.
A realização da SNT 2020 visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), uma vez que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo.
O objetivo da Semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil.
Além disso, nos eventos da SNT 2020 visamos mostrar à sociedade todos os avanços trazidos pela transformação digital proposta pelo Governo Federal, no âmbito do Denatran, as quais buscam facilitar e desburocratizar a vida dos cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário